Este site foi criado com o intuito de divulgar os feitos mais marcantes no decurso da história mundial

domingo, 13 de outubro de 2019

A História em torno do Dia Internacional do Trabalhador


Dia 1 de Maio, Dia Internacional do Trabalhador

A história do Dia 1 de Maio remonta ao ano de 1886, quando 500 mil trabalhadores se revoltaram em Chicago, nos Estados Unidos da América, contra a exploração laboral e a inexistência de direitos.
Na altura, os operários norte-americanos chegavam a trabalhar até 17 horas por dia, pelo que exigiam uma redução da carga de trabalho para 8 horas. A greve prolongou-se nos dias seguintes, causando a paralisação económica naquele estado.
No dia 4 de Maio, uma bomba rebenta no Haymarket Square, causando a morte de 7 polícias e de 4 civis, além de centenas de feridos. A polícia retaliou a partir desse momento com maior agressividade.
Apesar de não haver provas quanto às origens da explosão, e num processo judicial minado por estereótipos (e sem grandes provas processuais), 5 sindicalistas anarquistas foram condenados à morte (4 foram enforcados em 11 de Novembro de 1887, 1 suicidou-se na cadeia antes da execução da pena) e 3 ficariam detidos (2 com penas perpétuas). Todos os cinco condenados à morte frisaram em Tribunal, logo após conhecerem a sentença, que estavam dispostos a morrer em nome da liberdade e de uma causa justa.
Durante os protestos destes dias iniciais de Maio de 1886, morreriam dezenas de trabalhadores (não há um número concreto tendo em conta as diversas ocorrências registadas em Chicago) devido aos confrontos com a polícia.
No ano de 1893, o governador de Illinois ordenaria a revogação da sentença, embora tal não fosse suficiente para recuperar as cinco vidas que já tinham sido sentenciadas ao desaparecimento. 
Em França, no dia 1 de Maio de 1891, uma manifestação similar foi dispersada pela polícia, resultando na morte de dez manifestantes.
Actualmente, o Dia do Trabalhador nos EUA celebra-se na primeira segunda feira de Setembro, e não no dia 1 de Maio (ainda não reconhecido verdadeiramente naquele país) como acontece em várias nações.
O Dia Internacional do Trabalhador em Portugal (então verificado a 1 de Maio) começou a ser celebrado a partir da Revolução dos Cravos a 25 de Abril de 1974.




Imagem nº 1 - As manifestações pelos direitos laborais em Chicago alcançaram uma grande amplitude em 1886.



Nota-Extra I: No ano de 1890 (isto é, quatro anos após as manifestações de Chicago), os trabalhadores norte-americanos conseguiriam a redução da carga de trabalho para 8 horas diárias.

Nota-Extra II: Artigo publicado originalmente no dia 1 de Maio de 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário