O Contexto
Durante quase todo o século XII, o processo da Reconquista Cristã alcançaria avanços determinantes que gradualmente reduziriam as posses territoriais dos muçulmanos na Península Ibérica. Reis como D. Afonso Henriques (Portugal), Afonso I (Aragão) e Afonso VII (Leão e Castela) haviam arrecadado vitórias fundamentais que empurravam, cada vez mais, para sul os seguidores de Maomé. O espírito de cruzada estava bem patente na Hispânia, e contava ainda com o patrocínio papal que encarava a presença muçulmana em solo europeu como uma ameaça.
O declínio do al-Andalus (designação árabe para as posses que os islamitas detinham naquela região) era confirmado pelas acentuadas divisões internas vividas entre os responsáveis muçulmanos, sobretudo aquando da era desagregadora dos reinos taifas.
Os almóadas emanciparam-se na região do Magreb (Norte de África) no decurso do século XII, contrariando o relaxamento, o decadentismo e a passividade dos almorávidas. Esta nova dinastia de origem berbere irá estender-se desde 1147 até 1269, tanto no Norte de África como na Península Ibérica. Nesta última frente, o seu objectivo visaria então a anulação do ascendente cristão no âmbito belicista.
Na última década do século XII, muitos dos propósitos teóricos desta nova linhagem materializariam-se através da acção dum califa enérgico e determinado: Abu Yusuf Ya'qub al-Mansur, aquele que viria mesmo a ser o mais bem sucedido entre os almoádas que intentaram inaugurar um período mais luzidio ou criativo no al-Andalus. A sua entrada em cena será suficiente para fazer cessar os progressos cristãos, e obrigar inclusive alguns reis peninsulares a recorrer à guerra defensiva.
Mapa nº 1 - A realidade do al-Andalus em 1157. Os almoádas herdaram o legado crítico dos reinos taifas, tentando agora resistir às recorrentes investidas cristãs.
Retirado de: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:BlankMap-Europe_no_boundaries.svg, (Wikipédia)
Mapa nº 2 - O Império Almóada (1147-1269), preenchido/delimitado a azul escuro neste exemplar cartográfico digital, albergava a região do Magreb/Marrocos e ainda o sul da Hispânia (ou a parte "sobrevivente" do al-Andalus).
A vida de al-Mansur até a batalha de Alarcos
al-Mansur nasce em 1160. Era filho de Yusuf I (1163-1184), segundo califa dos almóadas que havia convertido Sevilha na capital do al-Andalus, além de ter procedido a construções fundamentais nesta notável urbe. Em 1184, o seu pai é morto aquando do cerco frustrado de Santarém, episódio em que se terá deparado com as tropas cristãs de D. Afonso Henriques de Portugal e de D. Fernando II de Leão. Como consequência natural, al-Mansur sobe automaticamente ao trono, e encontra-se logo disposto a vingar a morte de seu pai e a romper com o auge cristão na Península Ibérica.
O terceiro califa dos almóadas é um homem com relevante grau de cultura e visão estatal. Por exemplo, sabemos que escrevia em bom estilo árabe. O novo soberano entendia que era imperioso imprimir uma reforma vasta no seu império, de forma a combater a mediocridade, a incompetência ou a corrupção internas. Neste preciso contexto, não hesitará em repudiar o luxo e a relaxação de costumes, e reforçará igualmente o seu poder militar e a importância do capítulo disciplinar na sociedade.
A primeira demonstração bélica do seu califado acontece em 1187, ano em que aplica uma derrota estrondosa à dinastia almorávida dos Banú Ganiyah de Maiorca que governava as ilhas Baleares e que patrocinava a pirataria bem como acções militares que lesavam recorrentemente os interesses dos almóadas do Norte de África. Nos seus empreendimentos iniciais, al-Mansur teve então de viabilizar alguma estabilidade no Magreb, para assim mais tarde poder finalmente ingressar com as suas tropas na Península Ibérica, de forma a projectar uma campanha ambiciosa que, desde a morte de seu pai, motivaria o seu desejo de vingança mas também de glória e de restituição dos tempos áureos do al-Andalus que se haviam esfumado nas últimas décadas.
Entre 1190 e 1191, al-Mansur realiza a sua primeira campanha na Península Ibérica. Os resultados são logo evidentes - o califa almóada recupera várias praças para o Islão: Alcácer do Sal, Palmela, Almada, Torres Novas, Abrantes e Silves. Apodera-se ainda do castelo de Paderne. Évora tornou-se praticamente no único bastião cristão na região do Alentejo. Todavia, e no âmbito desta expedição, temos também de reconhecer a resistência heróica dos templários em Tomar que, liderados pelo experiente e reputado D. Gualdim Pais (cruzado português que outrora combatera na Palestina), souberam suportar uma terrível pressão exercida pelas forças muçulmanas que certamente compreenderiam um elevado número de soldados.
D. Sancho I não imprimiria o mesmo legado vitorioso que o seu pai D. Afonso Henriques evidenciara perante os seguidores do Islão. Como já podemos constatar, o reinado do Povoador (1185-1211) coincidiu, em boa parte, com a subida de al-Mansur ao trono dos almóadas. O soberano português que até então tinha "saboreado" a conquista de Silves e Alvor em 1189 (com a ajuda de cruzados nórdicos, flamengos, frísios e germânicos), acabou por perder, nos anos seguintes, estas duas praças e muitas outras terras a sul do seu reino, e não teve outra oportunidade senão "jogar à defesa" diante dum adversário que conseguiu unificar, centralizar e reforçar o seu próprio poder, organizando um exército poderoso e coeso que estava à altura dos desafios militares mais exigentes.
Entretanto, seria assinado um armistício, de curta duração, entre os principais intervenientes, o que permitiu a al-Mansur regressar triunfantemente ao Norte de África, mais concretamente aos seus aposentos em Marraquexe.
Entre 1190 e 1191, al-Mansur realiza a sua primeira campanha na Península Ibérica. Os resultados são logo evidentes - o califa almóada recupera várias praças para o Islão: Alcácer do Sal, Palmela, Almada, Torres Novas, Abrantes e Silves. Apodera-se ainda do castelo de Paderne. Évora tornou-se praticamente no único bastião cristão na região do Alentejo. Todavia, e no âmbito desta expedição, temos também de reconhecer a resistência heróica dos templários em Tomar que, liderados pelo experiente e reputado D. Gualdim Pais (cruzado português que outrora combatera na Palestina), souberam suportar uma terrível pressão exercida pelas forças muçulmanas que certamente compreenderiam um elevado número de soldados.
D. Sancho I não imprimiria o mesmo legado vitorioso que o seu pai D. Afonso Henriques evidenciara perante os seguidores do Islão. Como já podemos constatar, o reinado do Povoador (1185-1211) coincidiu, em boa parte, com a subida de al-Mansur ao trono dos almóadas. O soberano português que até então tinha "saboreado" a conquista de Silves e Alvor em 1189 (com a ajuda de cruzados nórdicos, flamengos, frísios e germânicos), acabou por perder, nos anos seguintes, estas duas praças e muitas outras terras a sul do seu reino, e não teve outra oportunidade senão "jogar à defesa" diante dum adversário que conseguiu unificar, centralizar e reforçar o seu próprio poder, organizando um exército poderoso e coeso que estava à altura dos desafios militares mais exigentes.
Entretanto, seria assinado um armistício, de curta duração, entre os principais intervenientes, o que permitiu a al-Mansur regressar triunfantemente ao Norte de África, mais concretamente aos seus aposentos em Marraquexe.
Imagem nº 1 - Abu Yusuf Ya'qub al-Mansur assegura uma entrada vitoriosa na Península Ibérica, conquistando várias praças. Apenas fracassa em Tomar, onde os cavaleiros templários, liderados por D. Gualdim Pais, resistem com heroicidade a um assédio implacável.
Retirada de: http://passoapasso-abt.blogspot.pt/2012_09_17_archive.html, (III Festival de Estátuas Vivas de Tomar).
A Batalha de Alarcos (1195)
Com a expiração das tréguas, Afonso VIII, rei de Castela, voltou à carga e monitorizou uma campanha na província nevrálgica de Sevilha. Os governadores do al-Andalus imediatamente suplicaram por auxílio militar da parte do califa. Atendendo a esta urgente solicitação, al-Mansur sai logo de Marraquexe e atravessa novamente o Estreito de Gibraltar, liderando uma segunda expedição contra os cristãos.
O califa almóada desembarca em Tarifa a 1 de Junho de 1195. Nas semanas seguintes, consegue adquirir mais reforços, nomeadamente ao nível de tropas cedidas pelos governadores locais. Contou ainda com o apoio surpreendente de Pedro Fernandes de Castro, um nobre castelhano que se havia rebelado contra o seu próprio rei.
Por seu turno, D. Afonso VIII reúne o seu exército em Toledo e marcha em direcção a Alarcos, espaço situado nas proximidades do rio Guadiana. O rei de Castela temia o acesso imediato do inimigo ao vale do Tejo, e por isso, decidiu não esperar pelas tropas de auxílio dos reis Afonso IX de Leão e de Sancho VII de Navarra. Um erro do qual se arrependeria amargamente, e que só inverteria em 1212 na célebre Batalha de Navas Tolosa.
A 16 de Julho de 1195 as duas forças oponentes encontraram-se finalmente em Alarcos. Nesse momento, o rei cristão apercebe-se do real poderio do inimigo, mas mesmo assim recusa-se a fazer marcha atrás, opção que lhe permitiria aguardar pela chegada de novas tropas cristãs provenientes doutros reinos peninsulares. Por seu turno, al-Mansur recusou travar a batalha nesse mesmo dia porque denotava algum desgaste nos seus homens que haviam sido sujeitos a uma marcha penosa e atormentada pelos calores veraneantes. Por isso, conseguiu oferecer algum repouso aos seus homens antes do episódio bélico que decorreria a 18 de Julho.
Contando com uma cavalaria pesada, estimada em 8 mil homens, Afonso VIII é o primeiro soberano a tomar a iniciativa, ordenando uma carga assombrosa sobre as linhas almóadas. Os primeiros capítulos da batalha até são favoráveis aos cristãos que arrasam ou fazem dispersar algumas tribos berberes. O renomeado vizir Abu Yahya é mesmo morto em combate. O ascendente das tropas castelhanas parecia ser irreversível, mas tal fora uma ilusão que não perduraria por muito mais tempo.
De facto, a reacção muçulmana não se fez esperar. Os arqueiros almóadas começaram a causar baixas significativas nas forças de Afonso VIII, e a elite do exército árabe estava já preparada em partir para a ofensiva com o próprio califa à vista nas fileiras.
O rei castelhano Afonso VIII responde na mesma moeda e avançaria então com todas as forças para o engajamento derradeiro, mas os almóadas revelavam uma invejável coesão e continuavam a tirar máximo proveito da sua arquearia exímia, além de conquistarem novas posições nos flancos. Assolado por quase todos os lados, o soberano cristão, então envolvido na luta corpo-a-corpo, compreende imediatamente que tinha subestimado as capacidades reais do adversário, e contra a sua vontade, teve mesmo de se retirar da batalha em direcção a Toledo, acabando assim por ceder aos prudentes conselhos dos nobres cristãos mais experimentados que o acompanhavam. Para trás, ficaram a sua infantaria e um número considerável de cavaleiros de ordens militares que seriam irremediavelmente esmagados pelo impetuoso exército berbere que já sentia o sabor da vitória. Muitos soldados cristãos que não se retiraram com Afonso rumo a Toledo, tentaram encontrar refúgio numa fortaleza inacabada de Alarcos. Os fugitivos atropelam-se mortalmente uns aos outros só para conseguir a entrada no seu interior claramente congestionado, outros são mortos pelos ginetes que os perseguiam impiedosamente. Para acentuar ainda mais o drama, os cerca de 5 mil soldados que lograram entrincheirar-se na modesta fortificação não dispõem sequer de qualquer acesso aos víveres necessários (água e alimentos), e ao serem prontamente cercados pelas forças almóadas, não têm outra hipótese senão negociar a sua própria rendição. López de Haro, o líder da vanguarda do exército cristão, garantirá a sua própria liberdade tal como outros cavaleiros influentes, mas em contrapartida, deixará para trás alguns reféns e a promessa do pagamento dum elevado resgate aos vitoriosos.
Em jeito de balanço final deste episódio bélico, al-Mansur tinha alcançado o feito mais importante da sua carreira, ao derrotar um exército de proporções respeitáveis que ameaçava desferir já o golpe fatal na sobrevivência do al-Andalus. Naqueles anos, a fama do califa generalizou-se pelo mundo muçulmano, e o medo tomou mesmo conta dos líderes cristãos ibéricos. Há quanto tempo eles não enfrentavam um governante muçulmano tão determinado e enérgico no seu dever de protecção dos seus territórios?
Nos dois anos seguintes à batalha de Alarcos, al-Mansur promoverá incursões devastadoras na Estremadura, no Vale do Tejo, em La Mancha e até nas proximidades de Toledo. Alguns castelos destas regiões renderam-se ou foram mesmo abandonados. A estabilidade do reino de Castela foi inclusive ameaçada, contudo o califa acabaria por dar ênfase a outras prioridades, retirando-se para o Norte de África, mas sem antes firmar tréguas com os reinos de Leão, Navarra e Portugal.
Local: Alarcos (terra
localizada a sul de Toledo; pertence à província de Ciudad Real)
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Data: 18 de Julho de 1195
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Forças Beligerantes
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Reino de Castela
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Império Almóada
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Comandantes/Generais
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D. Afonso VIII
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Abu Yusuf
Ya'qub al-Mansur
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Número de Combatentes
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25 000
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30 000
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Baixas Estimadas
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Estatística não apurada, mas o número de mortos e
de prisioneiros caídos nas mãos do adversário deve ter sido deveras elevado.
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Estatística não apurada, embora o exército almóada tenha sofrido
algumas baixas, sobretudo nos primeiros momentos da batalha.
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Resultado: Os almóadas
derrotam as forças cristãs, forçando o rei castelhano D. Afonso VIII a
retirar-se da batalha. al-Mansur consolidava assim a sua “fama” de califa
imparável no campo de batalha.
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Tabela nº 1 - As estatísticas inerentes à batalha de Alarcos (1195).
Imagem nº 2 - A reconstituição do posicionamento táctico inicial das duas forças no terreno.
Imagem nº 3 - O momento em que as forças almóadas começam a cercar o adversário, e a controlar assim as operações na batalha de Alarcos.
Veja-se ainda: http://www.balawat.com/
Imagem nº 4 - Os arqueiros muçulmanos desempenharam um papel decisivo na batalha de Alarcos, causando significativas baixas no exército cristão.
Final de Vida e Posterior Legado
O final da sua existência irá pautar-se por uma condição enferma extenuante, talvez já herdada da derradeira campanha conduzida em território hispânico, e que se agravaria gradualmente, quando já se encontrava em Marrocos. Nos derradeiros momentos da sua vida, entregou-se à devoção religiosa, delegando os assuntos de estado no seu filho Muhammad an-Nasir que seria o seu sucessor. No ano de 1199, a vida de al-Mansur expiraria em Marraquexe (Marrocos), após 39 anos de vida e 15 anos de sólido califado. O seu falecimento seria um alívio para os soberanos cristãos ibéricos que, muito em breve, voltariam à ofensiva, desta feita, para serem inteiramente bem sucedidos, invertendo o resultado verificado em Alarcos. A batalha de Navas Tolosa (16 de Julho de 1212) devolverá o ascendente decisivo aos cristãos que, comandados pelos reis Afonso VIII (Castela), Sancho VII (Navarra) e Pedro II (Aragão), derrotarão o filho de al-Mansur nesse confronto crucial. A estabilidade política que fora consubstanciada no tempo de al-Mansur iria ruir nos anos seguintes, e o al-Andalus voltaria a caminhar para um cenário de extinção que parecia certo e inevitável.
Consideramos redutor analisar o governo de al-Mansur (1184-1199) apenas pelo prisma político, pelo que enunciaremos agora determinadas iniciativas levadas a cabo noutros sectores de actuação. No âmbito social e cultural, o califa almóada promoveu actividades religiosas nos meios sociais e intelectuais. Ordenou a construção de numerosos edifícios civis e religiosos no al-Andalus e em Marrocos. Por exemplo, ele mandou construir as mesquitas de Koutoubia e El Mansouria em Marraquexe, e desempenhou papel importante na reconstrução do Casbá dos Oudaias, sito em Rabat. Já em Sevilha, seria erguido o célebre e altivo minarete junto à respectiva mesquita (espaço que corresponde à actual Giralda, esta já adequada à posterior ocupação cristã) que, sob a direcção prévia do arquitecto Ahmad Ben Baso, conheceria um impulso definitivo na sequência moralizadora gerada pela vitória árabe em Alarcos. Com uma altura inicial de 82 metros, esta estrutura tornou-se no edifício mais alto da Europa daquele tempo. Pouco tempo depois, e inspirada neste mesmo modelo arquitectónico, seria também erguida a Torre Hassan em Rabat.
Mas nem tudo foi um mar de rosas. O filósofo e médico Averróis (1126-1198), especialista na interpretação do pensamento aristotélico e seguidor duma visão essencialmente racionalista, foi banido por al-Mansur, cujo carisma era conservador e ortodoxo e ainda defensor acérrimo dos princípios do Corão. Os escritos daquele erudito foram queimados, apesar do seu legado cultural ter sido preservado à posteriori.
Em suma, al-Mansur conseguiu imprimir a estabilidade necessária e revelar, em simultâneo, uma visão admirável que produziu frutos no âmbito político, militar e cultural. O califa almóada travou, durante o seu governo, o ímpeto da Reconquista, e promoveu uma vasta obra material, porém o cenário acabaria por mudar nos anos posteriores à sua morte.
Imagem nº 5 - A Giralda de Sevilha (Património da Humanidade) conhece as suas verdadeiras origens no imponente minarete construído em finais do século XII, aquando do califado de al-Mansur. Com a ocupação cristã a partir de 1248, a mesquita será transformada em catedral, e o minarete acabará por ser designado como Giralda (é nesta fase que o terço superior da torre será implantado para albergar os sinos e conferir uma identidade cristã).
Retirada do Wikipédia
(http://es.wikipedia.org/wiki/Giralda, Jebulon)
Imagem nº 6 - A Torre Hassan começou a ser construída na cidade de Rabat em 1195.
Retirada de: http://travelhdwallpapers.com/tag/rabat/
Referências Consultadas:
- ARIÉ, Rachel - España musulmana: siglos VIII-XV. Barcelona, Ed. Labor, 1984.
- MIRANDA, Ambrosio Huici - Abū Yūsuf Yaʿḳūb b. Yūsuf b. ʿ Abd al-Muʾmin al-Manṣūr in Encyclopaedia of Islam, Second Edition. Brill Online, 2013.
- http://biography.yourdictionary.com/abu-yusuf-yakub-al-mansur, (Consultado em: 15-06-2015).
- http://www.mcnbiografias.com/app-bio/do/show?key=yacub-emir-de-marruecos, (Artigo da autoria de Carlos Herráiz García, consultado em: 15-06-2015).
- http://libro.uca.edu/bishko/spr1.htm, (Estudo de Charles Julian Bishko sobre a Reconquista Peninsular, consultado em: 15-06-2015).
- http://www.jornallivre.com.br/239087/a-historia-da-batalha-de-alarcos.html, (Consultado em: 15-06-2015).
- http://lasultimasaguilasnegras.blogspot.pt/p/mapas-batalla-de-alarcos.html, (Consultado em: 15-06-2015).
- http://castelodepaderne.blogspot.pt/2010/04/abu-yusuf-yaqub-al-mansur.html, (Consultado em: 15-06-2015).
- http://lasultimasaguilasnegras.blogspot.pt/p/mapas-batalla-de-alarcos.html, (Consultado em: 15-06-2015).
- http://www.biografiasyvidas.com/biografia/y/yusuf.htm, (Consultado em: 15-06-2015).
- As bandeiras de ambas as nações envolvidas no combate foram extraídas a partir de: https://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Alarcos.
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